- Área: 365 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: Cerro Negro, Merlino, Noval, Roca, Saniplast
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote situado em um bairro fechado da zona sul de Córdoba, faz limite de fundo com um espaço verde de grande caráter paisagístico criado por um canal que atravessa o bairro de eixo a eixo. O mesmo tem, por sua vez, a particularidade de apresentar um desnível, o qual foi adotado como ponto de partida para projetar a disposição da residência. Desta maneira, a garagem foi disposta em meio nível sob a rua e a casa se implantou na cota do fundo do terreno, dando protagonismo a uma jardim em nível com o pavimento principal.
A conexão entre estes níveis e a rua se da a partir de rampas, uma de acesso de pedestres ascendente até a porta de entrada; e outra de acesso de veículos descendente até a garagem. Como estética geral da casa, projetou-se uma planta retangular envolta por uma pele de tijolos que torna-se permeável de acordo com as necessidades visuais ou de isolamento. Em direção à rua, por trás dessa casca de tijolo, cria-se um pátio longitudinal que não só resguarda a privacidade dos dormitórios, como também gera uma proteção em relação à luz do sol por sua orientação
A planta se distribui em três setores, onde o privado se orienta para a fachada, o semi-privado no centro e o setor público para o fundo, com vistas ao jardim. Esta distribuição fez com que se gere uma rampa que acompanha a extensão da residência para gerar uma entrada protagonista em relação ao ambiente principal. Optou-se por situar o grande espaço social tomando toda a largura passível a construção do terreno, e em franca relação com o fundo do lote. Para este ambiente projetou-se uma área de estar e jantar com uma cozinha semi-integrada que permite, por meio de portas dobráveis de alumínio, a setorização em caso necessário.